Pages

quarta-feira, 19 de maio de 2010

"Tu" ou "Vous"?

Se tem uma coisa que me confunde na língua francesa é a utilização do pronome de tratamento "Tu" e "Vous", pois aqui saber usar esse pronome é regra geral de boa convivência, e sobretudo, de boa educação.
Na verdade, quando cheguei aqui ja notei a diferença do Brasil; nem todo mundo é camarada, nem todo mundo é amigo, nem todo mundo é íntimo, logo, aqui, temos que saber diferenciar o "tutoyer"(Tu) e o "vouvoyer"(Vós).
Mas "ce n'est pas gagné", parece fácil falando assim mas não é não.
No começo eu tratava a todos por "tu", como no Brasil, mas percebia que algumas pessoas não gostavam e me olhavam "de canto de olho". Depois de passar por vários micos, finalmente entendi e comecei a tentar diferenciar os dois, assim, passei a "vouvoyer" as pessoas que não conhecia muito bem, o problema é que também não dava certo (pelo menos não totalmente), pois muitos me falavam: Ah, on peut se tutoyer, pas de problème!  
Aí minha cabeça virou um nó só, não sabia mais o que deveria usar, pois ao mesmo tempo que você quer ser educado, não quer ser careta, né?
Se eu pudesse trazer uma coisa do Brasil para a França (entre muitas coisas) seria essa camaradagem brasileira, essa falta de formalidade, que finalmente, é uma qualidade. Alors, on se tutoie???

5 comentários:

  1. Pelo menos os gauchos usam tambem o tu ...
    "Tu" vai ter que se acustar com isso la em porto Alegre rsrsrsrsrs
    légal o seu blog:-)

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Adorei a sua visitinha e te espero lá mais vezes, hein? Vou virar segudidora para voltar mais tb!
    Beijos mil,
    Isa

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu tbm detesto essa coisa de tu e vous. Eu fui baba de uma criança por um ano e depois continuei amiga da mãe. Você acredita que até hoje a gente se chama de vous?! Ja fomos ao cinema, ja tomamndo chopp, sempre janto na casa dela, jogamos cartas... Mas não adianta, o vous ta sempre presente.

    ResponderExcluir
  4. Amanda eu acredito viu! kkk é incrivel! e eu nao consigo me acostumar com isso de jeito nenhum, é cada "mico" que eu cometo que você nem imagina! :-)

    ResponderExcluir
  5. Ajudou bastante...estou estudando pela Internet alguns idiomas para me ajudar a escolher qual deles devo cursar na Faculdade...Um abraço.

    ResponderExcluir