Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

O mundo ficou mais cinzento hoje (não consigo fugir do clichê), com a sua morte. Aprendi a amá-lo nas aulas de literatura de Mme Besse. Seus textos, no icio, eram pra mim incompreensão, um obstáculo a transpor. Depois? depois tornou-se só inspiração e prazer. E é com este mesmo prazer que vou continuar lendo, sem me cansar de ler, as linhas desafiadoras e irônicas desse grande escritor contemporâneo.


Deixo com vocês um trecho do discurso proferido por Saramago, por 
ocasião do recebimento do prêmio nobel de literatura em 1998:


"Ao pintar os meus pais e os meus avós com tintas de literatura, transformando-os, de simples pessoas de carne e osso que haviam sido, em personagens novamente e de outro modo construtoras da minha vida, estava, sem o perceber, a traçar o caminho por onde as personagens que viesse a inventar, as outras, as efectivamente literárias, iriam fabricar e trazer-me os materiais e as ferramentas que, finalmente, no bom e no menos bom, no bastante e no insuficiente, no ganho e no perdido, naquilo que é defeito mas também naquilo que é excesso, acabariam por fazer de mim a pessoa em que hoje me reconheço: criador dessas personagens, mas, ao mesmo tempo, criatura delas. Em certo sentido poder-se-á mesmo dizer que, letra a letra, palavra a palavra, página a página, livro a livro, tenho vindo, sucessivamente, a implantar no homem que fui as personagens que criei. Creio que, sem elas, não seria a pessoa que hoje sou, sem elas talvez a minha vida não tivesse logrado ser mais do que um esboço impreciso, uma promessa como tantas outras que de promessa não conseguiram passar, a existência de alguém que talvez pudesse ter sido e afinal não tinha chegado a ser."


José Saramago

4 comentários:

  1. Oi Ana!! Compartilho contigo a tristeza pela perda desse poeta incrivel, talvez o ultimo gênio vivo da literatura em lingua portuguesa...
    Vão-se os artistas, ficam as obras...!
    bjus!!!!

    ResponderExcluir
  2. é Mariana, ficam-se as obras, de todo jeito ele nao morreu né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana. Vim ver seu cantinho... De cara, vi o Saramago. :-) Nossa, fiquei supertriste com a morte dele também, mas, na verdade, é assim como falou você, os grandes artistas têm o dom da imortalidade. Bom, vamos de dicas. Se ainda não leu o Evangelho Segundo Jesus Cristo ou As Intermintências da Morte, recomendo que o faça. São imperdíveis.

    Beijinho,
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita, entao li até agora três livros: "O ano da morte de Ricardo Reis" (maravilhoso), "O Homem duplicado" e "O ensaio sobre a cegueira". O evangelho ainda nao li, mas estou com vontade de ler de tanto que ouço falar. Bom você me convenceu, acho que vou começar pelo Evangelho ;-)
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir