Pages

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Elle s'appelai Sara...


"Elle s'appelait Sara", e seu titulo em português "A Chave de Sarah", é a história emocionante de uma garotinha judia vítima do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. No verão de 1942, Sara e sua família são acordados por fortes batidas na porta, é a policia francesa, que vêm buscá-los para levá-los ao « vélodrome d’Hiver » (velódromo de Inverno), onde ficarão algum tempo em condições sanitárias difíceis, sem alimentação, e desumanizados de toda dignidade humana. Muitas dessas famílias serão depois levadas à Auschwitz e mortas em câmeras de gás.
Sara tem apenas dez anos na época, e, antes de acompanhar os policiais, esconde seu irmão de quatro anos num armário e promete voltar para buscá-lo. O que veremos depois é a saga de uma criança, que se torna em um curto espaço de tempo numa mulher, tentando fugir do campo de concentração, para voltar ao apartamento e tirar seu irmão do armário.
"Elle s’appelait Sara" é um livro emocionante, cheio de história, de esperanças e desilusões, sofrimento e generosidade. Este é um livro que aviva nossa memória e nos faz lembrar o calvário que viveram milhares de famílias judias durante a Segunda Guerra. Sobretudo, este livro nos faz repensar a história e enxergar alguns pontos obscuros que tanto a escola como a sociedade insistem em deixar um pouco "adormecidos".
A um momento da narração temos a impressão de estar com ela, naquele verão de 1942, no "Vélodrome d’Hiver". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário